Infiltração dentária, o que é, e porque ela pode gerar mau hálito | MultiNews | Multiclinic - odontologia
Novidades da odontologia, dicas e mais

MULTINEWS

novidades da odontologia, dicas e +

Infiltração dentária, o que é, e porque ela pode gerar mau hálito

Por: MultiClinic •
Infiltração dentária, o que é, e porque ela pode gerar mau hálito

Por mais que o Paciente seja cuidadoso com sua saúde oral é bastante comum que hajam Infiltrações. Naturalmente, elas ocorrem em Dentes restaurados, causando imediatamente uma sensibilidade incomum no dente. Embora o paciente não consiga ver, deve ser tratada, pois se nada for feito, pode culminar na perda do dente.

Como a infiltração pode ser causada

A infiltração em um dente ocorre nos limites ou bordas das restaurações, as famosas obturações. Com o desgaste do tempo. ocorrem pequenas fraturas e perdas do selamento dos materiais utilizados para esse procedimento, tais como: resinas, amálgamas ou cerâmicas. Essas infiltrações resultam em pequenos espaços entre o dente e a restauração dentária, e, embora não sejam vistas comumente, podem ser profundas e extensas, sendo contaminadas pela saliva.

Tratamento

O tratamento da infiltração é a remoção da área infiltrada na restauração ou até mesmo a reconfecção da mesma. Para isso precisamos analisar criteriosamente cada caso, por conta do tamanho e da localização da infiltração e também do tipo de técnica e materiais a serem utilizados na restauração do dente. Logo de início o primeiro sinal de que alguma coisa está errada é aumento da sensibilidade a alimentos ou líquidos frios, quentes ou ácidos. Isto pode indicar a presença de uma cárie. ou uma exposição de raiz. Outro motivo para alertar é o mau hálito. A infiltração pode dar mau hálito se estiver já muito avançada, com retenção da placa bacteriana e de restos de alimento, principalmente se a higiene for deficiente.

A infiltração dentária não cuidada pode causar a perda do dente

Um dos principais riscos da infiltração dental é a evolução do quadro para um tratamento de canal. Caso do dente já ter tido seu canal tratado e não ter a sensibilidade em caso de infiltrações, uma vez que seu "nervo" já foi removido, o grande risco é essa lesão não ter dor e ficar ainda maior, destruindo assim, boa parte do dente. Fora isso, podem ocorrer quebras que podem levar até à perda do dente em questão.

Novidades da odontologia, dicas e mais

CONVÊNIOS